«A reciclagem é o termo genericamente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.»

pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Reciclagem de Vidro:

Reciclagem de vidro,

                                   é um material ideal para a reciclagem. O processo de reciclagem do vidro é muito simples, basta juntar o vidro velho com uma pequena percentagem de matéria-prima de base,  fundir, para que se obtenha vidro novo. A reciclagem do vidro começa nos consumidores, em vez de se deitarem garrafas vazias no lixo deve deitar-se no vidrão.
Em Portugal a percentagem de vidro reciclado é cerca de 30%, podendo o valor aumentar pelo esforço dos cidadãos na participação na deposição selectiva.



Reciclagem de Plástico:

A reciclagem de plástico,


consiste no processo de artefactos fabricados a partir de resinas, geralmente sintéticas e derivadas do petróleo. A transformação de resíduos, por tecnologia com características de desempenho equivalentes às daqueles produtos fabricados a partir de resinas. Por esses processos, os materiais plásticos são convertidos em matérias-primas que podem originar novamente as resinas virgens ou outras substâncias interessantes para a indústria, como gases e óleos combustíveis.

Reciclagem de Papel:

Reciclagem de Papel, 
                                é o reaproveitamento do papel não-funcional para produzir papel reciclado.

Há duas grandes fontes de papel a se reciclar essas são, para pré-consumo (recolhidas pelas próprias fábricas antes que o material passe ao mercado consumidor) e as para pós-consumo (geralmente recolhidas por catadores de ruas). De um modo geral, o papel reciclado utiliza os dois tipos na sua composição.

Contentores (e respectivas cores).

Em Portugal, os contentores têm as seguintes divisões:

    Azul: cartão/papel
       Verde: vidro/vidrão
           Amarelo: Embalagens de metal e plástico
             Vermelho: pilhas/pilhão
                 Preto: orgânico.