«A reciclagem é o termo genericamente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.»

pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem

terça-feira, 4 de maio de 2010

Regra dos 3's R's

A Regra dos 3 Rs foi criada para explicar de uma forma fácil as 3 formas de proteger o ambiente. Resume-se em 3 palavras: Reduzir, Reutilizar, e Reciclar.

Reduzir: 
Antes de Reciclar e Reutilizar é preciso Reduzir.
Muitas vezes compramos coisas que não necessita-mos, ou então feitos com materiais não recicláveis, por exemplo, alguns materiais utilizados na criação de latas, lâmpadas ou fraldas descartáveis não são recicláveis e demoram centenas ou até milhares de anos para se decompor.

Reutilizar:
Depois de Reduzir é necessário Reutilizar o lixo já existente. Em vez de utilizarmos e mandar logo para o lixo, podemos aproveitar o que já não é preciso.
Por exemplo, reutilizar garrafas de plástico para guardar sumos ou água. Este é apenas 1 dos muitos exemplos que existem.


Reciclar:
Depois de Reduzir e Reutilizar, é hora de Reciclar o lixo. A reciclagem permite criar novos produtos através de materiais que já não são utilizados.
Materiais como garrafas de vidro, papel, copos de plástico, etc, podem ser reciclados e utilizados para criar outros produtos.


Reciclagem de Baterias/Pilhas:

Reciclagem de baterias,  
                                          é um processo de recuperação dos materiais constituintes das mesmas, tendo em vista não só o seu reaproveitamento, como remover a sua deposição em aterros sanitários, diminuindo assim o seu volume, e a contaminação de aquíferos subterrâneos.
Em termos técnicos, a reciclagem consiste na recapturarão dos materiais, nomeadamente Aço e Carbono, para serem reintroduzidos no processo industrial, evitando com isso a deposição dos metais pesados, tóxicos e altamente poluentes na natureza, ao mesmo tempo que diminui a necessidade de exploração mineira para a obtenção dos mesmos.